×

"After Hours", quarto álbum de The Weeknd, completa 5 anos, ainda impactando nas paradas

Álbum trouxe "Blinding Lights", um marco do pop moderno

Há exatos cinco anos, em 20 de março de 2020, The Weeknd lançou um marco da música desta década. "After Hours" abriu uma trilogia de trabalhos, completada com "Dawn FM" (2022) e o recente "Hurry Up Tomorrow" e segue impactando, já tendo passado 181 semanas na parada dos EUA (no ranking atual ele está na 114ª posição).

O álbum comprovou que Abel Tesfaye era um artista que sabia bem o que estava fazendo e tinha as rédeas sobre todos os aspectos de sua carreira. Como se não bastasse, o trabalho ainda trazia uma joia do pop em seu centro: Estamos falando, claro, de "Blinding Lights".

O marcante single teve uma escalada lenta até o topo do Hot 100 da Billboard, chegando no número 1 só depois que seu clipe foi lançado - o vídeo estreou pouco depois do álbum ter sido disponibilizado.

The Weeknd
No final, a faixa viralizou no TikTok, passou quatro semanas no primeiro lugar, foi a canção de 2020 nas paradas da Billboard e se tornou tão onipresente que no ranking de 2021 ela ainda apareceu no terceiro posto.

Com o Midas Max Martin entre os seus produtores e compositores, "Blinding Lights" tinha apelo universal com seus timbres retrô de sintetizador e uma melodia que colava imediatamente na cabeça e não enjoava, mesmo após repetidas audições.

Voltando ao álbum, Abel Tesfaye jamais imaginou que ao agendar a chegada do disco para aquele 20 de março, iria ser o responsável por lançar o primeiro grande álbum da era da pandemia da COVID-19 - foi naquela semana que o mundo definitivamente entrou em isolamento, e o infame vídeo de Gal Gadot, e outras celebridades, cantando "Imagine" apareceu nas redes sociais.

The Weeknd
"After Hours" chegou com uma estética singular que misturava pop, R&B e elementos do pop sintetizado que se mostrou muito influente nas produções pop subsequentes.

Sucesso ao redor do mundo, "After Hours" ganhou disco de platina triplo nos EUA e foi igualmente bem-sucedido em outros mercados, colocando de vez o artista no primeiríssimo time da música pop.

Relembre o álbum que tem outros grandes momentos como "In Your Eyes" e "Save Your Tears", ambas também trabalhadas como single, "Scared To Live" e "Snowchild":

Veja também